quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Todos os vestígios culturais encontrados pelos povos que ocuparam a Ilha de Marajó foram considerados um complexo cultural denominado "cultura Santarém".

A cerâmica santarena apresenta uma decoração bastante complexa, pois além da pintura e dos desenhos, as peças apresentam relevo com figuras de seres humanos ou animais.

Um dos recursos ornamentais da cerâmica santarena que mais chama a atenção é a presença de cariátides, isto é, figuras humanas que apóiam a parte superior de um vaso, além de vasos, a cultura Santarém produziu ainda cachimbos, cuja decoração por vezes já sugere a influência dos primeiros colonizadores europeus, e estatuetas de formas variadas. Diferentemente das estatuetas marajoaras, as da cultura Santarém apresentam maior realismo, pois reproduzem mais fielmente os seres humanos ou animais que representam.

Um comentário:

  1. A cerâmica satarena tem uma decoração bastante complexa, pois além dos desenhos, das pinturas as peças apresentam relevo com figuras de animos ou seres humanos e essas esculturas é muito ligada ao real querendo mostrar de uma maneira muito fiel a realidade. E uma das caracteristicas dessa cultura é o cariátides que é as figuras humanas representadas na parte superior do vaso.

    ResponderExcluir