quinta-feira, 17 de setembro de 2009

A produção mais característica desses povos foi a cerâmica, cuja modelagem era ipicamente antropomorfa. Ela pode ser dividida entre vasos de uso doméstico e vasos cerimoniais e funerários. Os primeiros são mais simples e geralmente não apresentam a superfície decorada. Já os vasos cerimoniais possuem uma decoração elaborada, resultante da pintura bicromática ou policromática de desenhos feitos com incisões na cerâmica e de desenhos em relevo.

Dentre os outros objetos da cerâmica marajoara, tais como bancos, colheres, apitos e adornos para orelhas e lábios, as estatuetas representando seres humanos despertam um interesse especial, porque levantam a questão da sua finalidade. Essas estatuetas, que podem ser decoradas ou não, reproduzem as formas humanas de maneira estilizada, pois não há preocupação com uma imitação fiel da realidade.

Essa fase desapareceu talvez por conquistas de outras tribos em cima dessa fase abordando outras culturas, ou pelo fato de ter sido expulsa por outros povos.

Um comentário:

  1. Marajoara tem como característica a cerâmica, que era dividida entre doméstico, cerimoniais, funerários. Os domésticos são mais simples não obtendo superfície decorada, já os cerimoniais possuem uma decoração bem elaborada é mais complexo não sendo muito diferente a funerária. E na arte marajoara também foram produzidos outros objetos os quais podem ser decorados ou não, e não há preocupação com o realismo.

    ResponderExcluir