quinta-feira, 17 de setembro de 2009

As cores mais usadas pelos índios para pintar seus corpos são o vermelho muito vivo do urucum, o negro esverdeado da tintura do suco do jenipapo e o branco da tabatinga. A escolha dessas cores é importante, porque o gosto pela pintura corporal está associado ao esforço de transmitir ao corpo a alegria contida nas cores vivas e intensas.

São os Kadiwéu que apresentam uma pintura corporal mais elaborada. Os primeiros registros dessa pintura datam de 1560, pois ela impressionou fortemente o colonizados e os viajantes europeus.

De acordo com Lévi Strauss, "as pinturas do rosto conferem, de início, ao indivíduo, sua dignidade de ser humano, elas operam a passagem da natureza à cultura, do animal estúpido ao homem civilizado. Em seguida, diferentes quanto ao estilo e à composição segundo as castas, elas exprimem, numa sociedade complexa, a hierarquia dos status. Elas possuem assim uma função sociológica."

Os desenhos dos Kadiwéu são geométricos, complexos e revelam um equilíbrio e uma beleza imprecionante. Além do corpo, que é o suporte próprio da pintura Kadiwéu, os seus desenhos aparecem também em couros, esteiras e abanos, o que faz com que seus objetos domésticos sejam inconfundíveis.

Um comentário:

  1. Eles queriam representar, tranferir para o corpo a alegria das core sendo assim as cores mais usadas eram o vermelho e o preto sendo essas escolhas muito importante.

    E algumas tribos apresentam uma linguagem corporal mais elaborada como por exemplo a Kadiwéu. Obtendo a representação de desenhos geométricos, complexos e revelando um equilibrio de uma beleza imprecionante e além do corpo seus desenhos aparecem também em couros, esteiras e abanos, dando caracte´ristica única aos seus objetos domésticos.

    De acordo com Lévi Strauss alguns povos pintavam o rosto a procura de mostrar a pessoa sua dignidade, mostrar uma passagem da natureza a cultura, do animal ao homem civilizado. Por este motivo diferente estilos foram criados, mostrando uma sociedade, diferentes tribos, possuindo uma função de sociedade.

    ResponderExcluir